top of page

As personalidades do empresário!!!

  • Foto do escritor: M Coach4You
    M Coach4You
  • 2 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Qualquer pessoa que cria um negócio, tem três personalidades que aparecem e desaparecem em determinados momentos na vida dos negócios.

O Empreendedor, o Gestor e o Técnico.

Quando cada uma destas personalidades assume sozinha o comando das suas ações, só há conflito.

É uma batalha que nenhum deles pode vencer.

Vamos ver cada uma delas:


O EMPREENDEDOR


A personalidade do empreendedor torna uma condição normal numa oportunidade excecional. É o visionário em cada um, o sonhador, a energia por detrás de cada atividade humana. Mas, por falta de visão empreendedora, o dono do negócio, permite que seu lado técnico ou operacional seja mais forte que o seu lado empreendedor, gastando horas e horas dentro de seu negócio fazendo serviços operacionais que outros colaboradores poderiam fazer em vez de pensar estrategicamente no futuro do seu negócio.


O GESTOR


O gestor é a nossa personalidade que planeia, que trabalha na organização dos dados, procura a ordem, a previsibilidade e que vive no passado; o gestor constrói uma casa e vive nela para sempre. O empreendedor constrói uma casa e no momento que termina, ele começa a planear a próxima.

O OPERÁRIO OU TÉCNICO


O técnico é o que faz o trabalho operacional. Quando está a trabalhar, ele está feliz. Faz apenas uma coisa de cada vez. Para o técnico, pensar não é produtivo, a não ser que seja sobre o trabalho a ser feito. O técnico não está interessado em ideias, mas sim como fazer na prática.


O IDEAL



ree

O sucesso empresarial dependerá quase sempre do equilíbrio que encontramos nessas 3 personalidades.

O grande erro do empreendedorismo é o de que se conhecendo o trabalho técnico de qualquer negócio, já se pressupõe que se conhece o negócio. E por que pensam assim? Porque, ao contrário daquilo que normalmente se pensa, as pessoas que montam negócios, não são eminentemente empreendedoras e sim técnicos insatisfeitos.

Os problemas começam aqui. Quando a empresa está montada, qual será a função desse Técnico/Empresário? Fará o trabalho técnico desse negócio… A questão que se levanta é quem fará as outras funções?

Quem fará a gestão estratégica, o tratamento das informações, quem fará o trabalho do empreendedor que é o de preparar o negócio para crescer?

Nesta fase o negócio é normalmente gerido de acordo com o que o dono quer, do que o negócio precisa. O negócio cresce até ao limite da zona de conforto do técnico, até que este compreende que precisa de ajuda.

Geralmente nessa fase do negócio, o empresário contrata alguém para fazer o trabalho de que não gosta.

 
 
 

Comments


bottom of page