top of page

Autossabotagem

  • Foto do escritor: M Coach4You
    M Coach4You
  • 28 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

ree

A autossabotagem é a repetição de pensamentos e atitudes destrutivas. Vejamos um exemplo simples, uma mulher que não acredita mais no amor, já que foi traída por todos os seus namorados. Aquilo que vai concluir é que 100% dos homens traem, ou será que 100% dos homens com quem se relacionou a traem? Porque é que isso acontece com ela? Será que ela QUER ser traída por todos os homens? Claro que não, pois o sofrimento é horrível. Então por que isso acontece? Provavelmente a autossabotagem. No exemplo da mulher que é traída, se ela desenvolver uma crença de que todos os homens são iguais, então ela poderá admitir que não adianta procurar por homens melhores, uma vez que todos são iguais. E só terá olhos para estas características que a marcaram, ela não consegue ver os outros.

Mas afinal como nos autossabotamos?

Um caçador numa de suas caçadas, encontrou um ninho de águias. Dentro dele havia um filhote. Retirou-o do ninho e levou-o para casa e passou a criá-lo no galinheiro. A ave cresceu no meio das galinhas, acreditando ser uma delas. Já grande, remexia a terra e dormia empoleirada como todas as outras. Ela possuía asas fortes que poderiam transportá-la para bem longe dali para as alturas e para a liberdade no momento em que ela quisesse.

Mas aquele homem nem precisaria prendê-la para que permanecesse no quintal, comendo da ração e caçando minhocas. A ave não sabia do que era capaz. Desconhecia o fato de que era águia. Julgava-se tão galinha quanto as companheiras de poleiro. E, por isso, só conseguia ter uma vida de frango. A ideia que cada um de nós tem de si pode ser real ou fantasiosa, mas a verdade é que ela acaba por nos convencer. Como ouvi uma certa pessoa dizer: Se não mudas a vida encarregar-se-á de te mudar.

É como, por exemplo, já comemos meia tablete de chocolate, já estamos cheios, mas … continuamos até acabar o chocolate.

Ou ainda, apostamos totalmente no trabalho, na carreira, e como não damos qualquer possibilidade de aproximação aos sentimentos de outra pessoa. E isso acontece um ano, outro ano, e no final concluímos que não nascemos para ser amados. Então sempre que algo deste género nos acontecer, fugimos.

Então porque é que eu e você se auto boicota, se autossabota?

Em alguns casos as pessoas chegam a destruir a própria vida, com esses comportamentos repetitivos e não percebe a sua responsabilidade nisso tudo. O que deixa esta pessoa muito frustrada.

Ter a consciência de que há uma repetição de um padrão de comportamento na sua vida, já é o primeiro e mais importante passo para que a mudança aconteça.

Perceber que você muda de parceira(o), mas sempre que isso acontece está com o mesmo tipo de pessoa que não lhe agrada. Aquele amigo que passa o tempo todo a pedir-lhe dinheiro emprestado e nunca devolve, mas você continua a emprestar? Por que você faz isso? Por pura autossabotagem. Aqueles finais de semana inteiros que você passa no sofá? No domingo a noite está arrependido por não ter feito nada de qualidade. Promete, jura que no próximo fim de semana vai ser diferente, mas no próximo acontece tudo igual. Porque? Autossabotagem!

São milhares de vidas infelizes todos os dias pela repetição. Uma necessidade inconsciente de repetir um comportamento mesmo que destrua a felicidade ou a vida de alguém. Aquela pessoa que não consegue gerir o seu tempo? Que sabe as tarefas que precisa fazer, mas simplesmente não consegue colocar a vida em ordem. Procrastinação!

Repetimos? Repetimos? Repetimos? Por vezes porque nos foi ensinado que isso era o correto.

Saia deste processo de autossabotagem, construa soluções para tal acontecer.

Prepare-se porque o que é novo assusta.

Comments


bottom of page