“Conhecimento é poder.” – Sir Francis Bacon
- M Coach4You
- 20 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Não há frase mais verdadeira nos dias de hoje que a frase acima escrita. De facto: quanto mais se sabe, mais poder se tem. E poder no sentido mais amplo, não significando apenas “ser chefe”, mas sim poder enquanto poder de decisão. Quem conhece mais escolhe melhor, pois possui mais recursos e não se deixa levar pela primeira impressão dos factos.
Com a proliferação do conhecimento através da internet, surgem centenas de novos milionários cada ano que passa, deixando para trás os que acreditam que “não faz diferença” ler um livro, estudar ou procurar novos conhecimentos.
Normalmente costuma pensar assim quem ocupa posições mais baixas na hierarquia, mais operacionais.
E é exatamente o oposto o que devia acontecer.
Cada vez mais as empresas exigem um nível cultural e de ensino cada vez maior dos seus colaboradores. Para uma função muito comum e bastante procurada como operador de telemarketing por exemplo, a maior parte das empresas procura um candidato licenciado ou pelo menos matriculado no Ensino Superior.
É claro que percorrer o caminho até chegar à faculdade e licenciar-se, não é fácil. É preciso passar pelo crivo nem sempre justo do acesso, conseguir pagar as mensalidades e os livros, além de ser necessário dedicar-se aos estudos. Mas estas dificuldades não são motivo para desistir. Até porque, tudo o que é conquistado com esforço, possui um sabor especial.
A necessidade maior é a de haver algo que nos impulsione. É preciso nunca se dar por satisfeito com o que alcançou, com o que se tem. O saber tem sempre que crescer! O ensino na forma tradicional é ainda a melhor maneira de alcançar o conhecimento. Porém, hoje em dia não é única.
Todos tem acesso a internet, mas mesmo assim dedicam horas e horas dos seus dias usando esta incrível oportunidade para aumentar o vazio existencial em suas vidas.
O que custa passar duas horas por semana por exemplo, pesquisando sobre assuntos do seu interesse? Ou sobre uma área que você percebeu que está a tomar forma ou a crescer na sua empresa? Quem domina o conhecimento está preparado para tomar as rédeas das situações e resolver os problemas quando eles surgem.
“Se não perguntares o porquê das coisas, logo alguém irá perguntar a razão da tua existência. Faz sentido?
Á alguns anos atrás, o mercado português tolerava pessoas sem estudos, porque eram raros os profissionais que possuíam as características que se exigem hoje. O acesso à educação era muito restrito, o que fazia com que as empresas valorizassem muito o saber de experiência feito.
Falha quem pensa que este quadro se mantém hoje.
Nenhum conhecimento na tua área é inútil. Tudo em algum momento da vida, pode ser útil. O caminho é ler, ler muito – desde jornais, revistas, artigos em sites e livros.
Além disso converse com as pessoas, troque ideia. Aproxime-se de quem lhe pode transmitir experiências positivas, torne-se tipo uma esponja, absorvendo tudo que está ao seu redor, principalmente na sua área. Faça cursos, aprenda algo de novo e recicle-se.
Se o seu desejo é vencer nos aspectos profissional e pessoal, não poupe esforços para somar o máximo possível de conhecimento.
O saber é a chave que abrirá as portas do sucesso. E tudo o que precisa é um pouco de esforço. Tente. Não vai doer e os resultados serão certamente muito bons.
Valorize a sua especialidade. Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!
Comments