top of page

Crenças Limitadoras

  • Foto do escritor: M Coach4You
    M Coach4You
  • 27 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

ree

Já observaste um comportamento de um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, seguro apenas por uma corrente que prende uma das suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é apenas um pequeno pedaço de madeira. E ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele seria capaz de derrubar uma árvore com a sua força, poderia com facilidade arrancá-la da terra e fugir.

Que mistério! Porque é que o elefante não foge? Bem, o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Apesar de todo o seu esforço e muitas tentativas, nunca conseguiu sair, pois a estaca era muito pesada para o bebé elefante. Até que um dia cansado, aceitou o seu destino: fica amarrado à estaca, andando de um lado para o outro, esperando a hora de entrar no espetáculo. Então aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Esse é o mapa mental que ele tem da realidade.

Isso muitas vezes acontece connosco! Vivemos acreditando em inúmeras coisas “que não podemos ter”, “que não podemos ser”, “que não vamos conseguir”, “que as pessoas são assim” simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, alguma coisa não resultou ou ouvimos tantos “nãos” que “a corrente na estaca” ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o “sempre foi assim”. Aprenda a não aceitar as crenças sabotadoras que muitas vezes invadem a nossa mente, impedindo que consigamos atingir os nossos objectivos.

Kommentare


bottom of page