top of page

Transforma a tua mente na tua aliada

  • Foto do escritor: M Coach4You
    M Coach4You
  • 27 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

De acordo com Mikael Cho, escritor, palestrante e motivador, diz-nos o que todos sabemos: o nosso cérebro é perito em sabotar-nos. Mesmo sabendo que a prática de exercícios faz bem à saúde, a nossa mente sabota-nos, e surge a pergunta “será que vale a pena tirar tempo para ir ao ginásio, ou para caminhar, ou para ir à natação?”. A verdade não é que detestemos algumas actividades, mas sim o processo realizá-las.


A resposta para ultrapassar esta questão é tornar a atividade mais atrativa para o nosso cérebro, e mesmo fazendo isso, a nossa mente ainda assim encontrará meios para nos sabotar. A não ser é claro, que a eu e tu a consigamos enganar!


A boa notícia é que se consegue, aplicando o chamado Efeito Zeigarnik.


Em 1927, Bluma Zeigarnik realizou um estudo para testar este efeito.

Nesse estudo os indivíduos recebiam uma série de tarefas sendo que lhes era dada a oportunidade para terminar algumas, no entanto eram interrompidos antes de conseguirem terminar outras. Da observação dos vários comportamentos concluiu-se o seguinte:


1. As pessoas ficavam em stress quando recebiam uma tarefa para realizar. 2. Quando a tarefa foi concluída, o stress desaparecia. 3. Se a tarefa não fosse concluída, o stress persistia e existia maior probabilidade do indivíduo lembrar-se da tarefa.


É este o Efeito de Zeigarnik: tendência de se lembrar mais facilmente das tarefas que não foram terminadas do que das tarefas concluídas.


Assim de acordo com Cho, podemos tirar proveito do chamado “Efeito Zeigarnik”, baseado no fato de que nos lembramos mais das tarefas que deixamos por terminar do que das que já terminamos. Esse efeito faz com que o nosso cérebro deseje ardentemente finalizar um projeto depois que ultrapassamos determinado ponto na sua execução. Sendo assim, Cho aponta que um dos segredos é iniciar a atividade que desejamos que se torne um hábito pouco a pouco.


Então se desejas criar o hábito de ler mais, por exemplo, começa por ler alguns parágrafos por dia, e depois vai aumentando a quantidade de parágrafos até terminares uma página inteira e assim por diante. Através dessa técnica, só precisarás de reunir força de vontade suficiente para dar o primeiro passo e o processo que desencadeias para a formação do hábito ocorrerá naturalmente.

Comentários


bottom of page